Todo o entendimento usado para o bem do próximo é uma vitória e uma benção silenciosa que ajuda no fortalecimento da Caminhada pelo Bem Maior."
Páginas
▼
quarta-feira, 19 de maio de 2010
PRECE AOS PRETOS VELHOS
PRECE AOS PRETOS-VELHOS
Louvado sejam todos os Pretos velhos e Preta velhas.Louvados sejam vós que formais o Santíssimo Rosário do Manto sagrado de Maria.
Santas Almas benditas,protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição.A vós recorremos Espíritos puros pelos sofrimentos grandiosos pela humanidade e bem aventurados pelo amor que irradiam,nos socorrendo sempre em nossas aflições.
Conceda-me meus bondosos Pais e Mães Velhos a graça,através da vossa intercessão junto a SANTA MARIA,santissima Mãe de Jesus e de todos nós.
Daí-me meus Pretos Velhos um pouco de vossa humildade,de vosso amor,de vossa sabedoria,de vossa pureza de ações e pensamentos.
Para que possa cumprir a minha missão na Terra,seguindo todos os vossos exemplos de bondade.
Louvado sejam todas as Almas benditas.Tenham piedade de nós.
ADOREI AS ALMAS!!!
MISSÃO EVOLUTIVA
Missão Evolutiva
Um espírito tem várias missões, exerce todas concentrando-se em apenas uma onde pessoas acabam criando uma espécie de “rotulismo" para espíritos também chamados mentores ou que pregam suas mensagens através da literatura espírita.
Um espírito que encaminha sua mensagem através das palavras ou da maneira que for, podem em um médium falar por exemplo sobre a “Evolução da Luz no Plano espiritual”, ou mesmo do poder de uma raiz ainda que desconhecida para todos.
Evoluímos e isso já não é mais nenhum mistério, e de acordo com a caminhada na evolução também vamos ampliando os conhecimentos e as missões a partir deste novo aprendizado. Agora já se sabe que todo e qualquer espírito de acordo com seus conhecimentos podem atuar em várias áreas no plano espiritual e na terra através dos médiuns que também vão conquistando seu grau de evolução.
Este é o ponto de partida "a evolução", este é o objetivo "a evolução", esta é a mensagem "a evolução" este é o mundo "a evolução". Tudo que se pensa depende de uma evolução tanto espiritual quanto material. tudo evolui ao contrario do que muitos pensam, até mesmo quem vive sem qualquer objetivo está evoluindo.
O campo magnético perispiritual é a energia central, a força superior são os espíritos com maior evolução, que habitam planos superiores. Sabe-se assim que uma incorporação ou qualquer manifestação de um espírito inicia-se da energia central criada e conduzida pela força superior.
Espírito Joseph da Luz
JANELAS DA ALMA
Janelas na Alma
Joanna de Ângelis
O sentimento e a emoção normalmente se transformam em lentes que coam os acontecimentos, dando-lhes cor e conotação próprias.
De acordo com a estrutura e o momento psicológico, os fatos passam a ter a significação que nem sempre corresponde à realidade.
Quem se utiliza de óculos escuros, mesmo diante da claridade solar, passa a ver o dia com menor intensidade de luz.
Variando a cor das lentes, com tonalidade correspondente desfilarão diante dos olhos as cenas.
Na área do relacionamento humano, também, as ocorrências assumem contornos de acordo com o estado de alma das pessoas envolvidas.
É urgente, portanto, a necessidade de conduzir os sentimentos, de modo a equilibrar os fatos em relação com eles.
Uma atitude sensata é um abrir de janelas na alma, a fim de bem observar os sucessos da vilegiatura humana.
De acordo coma a dimensão e o tipo de abertura, será possível observar a vida e vivê-la de forma agradável, mesmo nos momentos mais difíceis.
Há quem abra janelas na alma para deixar que se externem as impressões negativas, facultando a usança de lentes escuras, que a tudo sombreiam com o toque pessimista de censura e de reclamação.
Coloca, nas tuas janelas, o amor, a bondade, a compaixão, a ternura, a fim de acompanhares o mundo e o seu séqüito de ocorrências.
O amor te facultará ampliar o círculo de afetividade, abençoando os teus amigos com a cortesia, os estímulos encorajadores e a tranqüilidade.
A bondade irrigará de esperança os corações ressequidos pelos sofrimentos e as emoções despedaçadas pela aflição que se te acerquem.
O perdão constituirá a tua força revigoradora colocada a benefício do delinqüente, do mau, do alucinado, que te busquem.
A ternura espraiará o perfume reconfortante da tua afabilidade, levantando os caídos e segurando os trôpegos, de modo a impedir-lhes a queda, quando próximos de ti.
As janelas da alma são espaços felizes para que se espraie a luz, e se realize a comunhão com o bem.
Colocando os santos óleos da afabilidade nas engrenagens da tua alma, descerrarás as janelas fechadas dos teus sentimentos, e a tua abençoada emoção se alongará, afagando todos aqueles que se aproximem de ti, proporcionando-lhes a amizade pura que se converterá em amor, rico de bondade e de perdão, a proclamarem chegada a hora de ternura entre os homens da Terra.
Psicografia de Divaldo P. Franco - Momentos de Felicidade
MENSAGEM ESPÍRITA
Irmãos umbandistas alerta:
Não são todos que compreendem...
Não são todos que entendem...
Não são todos que alcançam...
Não são todos que visam...
Não são todos que têm a chama da verdade...
Não são todos que têm o ouvido para ouvir e o coração pra sentir.
São poucos os amigos e irmãos de fé.
São poucos os que gostam de retribuir o conseguido através da ajuda Suprema.
São poucos os que gostam de retribuir aquilo que lhe foi dado ou outorgado.
Você, irmão, é um forte, um bravo, é um bandeirante das futuras realizações humanas, você é o soldade em nome de Jesus na Terra.
Você é a razão dos futuros alicerces em que a humanidade ficará, pois você é o alento, o confortador, o orientador, o ensinador, afinal, você só pode ser uma coisa : um fiel aos ensinamentos do Mestre.
Você já tem seu descanso preparado, o cansaço de agora será recompensado, a luta de agora será a trégua no futuro.
Você é um enviado. Você é um verdadeiro Umbandista.
Você, que batalha, é um filho da sagrada corrente astral de Umbanda. Não são todos.
Salve a luz.
POoster original: Genuina Umbanda
A MELHOR PRECE
A melhor prece
O homem pede proteção, mas o que ele faz para proteger-se?
O homem pede inspiração, mas o que ele faz para inspirar-se?
O homem pede paciência, mas o que ele faz para pacificar-se?
O homem pede luz, mas o que ele faz para iluminar-se?
O homem pede saúde, mas o que ele faz a fim de conservá-la?
O homem pede alegria, mas o que ele faz no sentido de alegrar-se?
Não nos esqueçamos de que toda oração que o homem dirige a Deus é constituída de duas partes: a primeira parte é a do mérito, a segunda parte é a da benção.
Toda resposta divina depende do esforço humano! Se o homem não cumpre com a sua parte, a Lei Divina se sente impedida de cumprir com a sua. É imperioso que o homem mereça! Ninguém chega a lugar algum se não caminhar; ninguém conclui uma tarefa se não começá-la; ninguém alcança a vitória se desiste da luta.
Tudo o que existe é resultado e conseqüência de uma ação. Se o homem pede, ele necessita merecer o que pede. Ninguém adquire sabedoria, sem que se torne sábio.
O homem não deve relegar a Deus todo trabalho, todo esforço e todo empenho.
É imprescindível que ele tome a iniciativa de oferecer a Deus as condições para que seja atendido em suas rogativas e súplicas. Quantos pedem trabalho, permanecendo de braços cruzados? Quantos pedem serviço, mantendo-se inativo na ação? A vida nos responde sempre, mas não nos responde tão-somente às palavras.
Ela se interessa, primeiro, em responder-nos ao esforço e ao devotamento; por isto, aquele que trabalha e persevera no bem de todos está endereçando a Deus a sua melhor prece no deferimento quase imediato de suas petições!
JORNAL UMBANDA PAI JOÃO BLUMENAU
CABOCLA JUREMA
PRETOS VELHOS
SARAVÀ PRETOS VELHOS!
GRANDES SEMEADORES DA NOSSA UMBANDA QUERIDA!
Espiritos sábios, consoladores, que trazem a paz nos lares brasileiros.
Sua origem, Africa, Moçambique,Agola,Congo, não importa....
o que importa é que a sua sabedoria e humildade é capaz de amassar qualquer espirito malefico.
Sua Paz, sempre comandada com a força do Divino, de Imaculada Conceição,ou quissá de Oxalá, tras a todos a paz, a bem aventurança, a saude , a concordia, o bem estar físico e a evolução para caminhos melhores
POMBA GIRA-EXU FÊMEA
A Pomba-Gira é um Exu-fêmea. Tal como os Exús, as Pombas-Giras são espíritos em evolução, que já viveram entre os humanos, e que aprendem sobre a vida através de nossa própria vida, enquanto aguardam a sua vez de reencarnar. Os espíritos mais evoluídos são chamados por outro nome. Assim a Pomba-Gira passa a ser chamada de Lebará.
Zaira Male era uma bruxa, que fundou a sociedade “Mulheres de Cabaré Damas da Noite”, local onde as mulheres da “noite” se reuniam, recebiam os homens a quem davam prazer, mas não só. Esse local permitia-lhes reunir-se para aprender a magia, encantos e feitiços, para conseguir obter dos homens tudo o que queriam.
Zaira Male transmitiu ás suas aprendizes o culto ás outras que morressem. Assim nasceu o culto da Pomba-Gira. Essas mensagens podem ser das mais variadas, no entanto o objectivo principal é o conhecimento da magia e dos encantamentos, que permitirá ás mulheres saber como conquistar o homem amado.
As Pombas-Giras são Exús fêmeas ligadas á sexualidade e á magia, tendo várias áreas de domínio: amor, sexo, sentimentos.
As Pombas-Giras têm um nome cabalístico: KLÉPOTH.
E cada uma atende por um nome diferente …
Chamada de Pomba gira, Exu-mulher.
Chamada de Pomba gira, Exu-mulher.
A Entidade banta Aluvaiá-Pombagira foi então submetida à Entidade iorubana
Exu, sendo colocada como sua mulher.
Elas pode ter muitos maridos, por outro lado,
os Exús podem ter muitas mulheres.
É muito comum usar o número 7 para dizer quantas mulheres
ou homens pode ter uma :
Entidade, por ser um número cabalístico e mágico.
Cada Exú tem sua parte feminina ou contrapartida, que na verdade
são a mesma energia
Exú Rei das Encruzilhadas / Pombagira Rainha das Encruzilhadas
Exu das Matas / Pombagira das Matas
Exú Giramundo / Pombagira Giramundo
Exú do Cravo Vermelho / Pombagira da Rosa Vermelha
Exú Mulambo / Pombagira Maria Mulambo
ORAÇÃO A POMBA GIRA MARIA PADILHA
ORAÇÃO PARA MARIA PADILHA
São 12 horas em ponto e o sino já bateu. Sei que nesta hora, pela força do vento a poeira vai subir, e com ela também subirá todo o mal que estiver no meu corpo, no meu caminho e na minha casa. Tudo se afastará da minha vida. É com a força e Axé de Maria Padilha que meus caminhos, a partir deste momento em que os ponteiros se separam, estarão livres de todos os males materiais e espirituais, pois a luz que clareia o caminho de Maria Padilha também há-de clarear s meus caminhos, para isto estarei sempre de posse desta oração.
UMA MENSAGEM DE EXU
Uma mensagem de um exu
Ao passar na encruzilhada,
em noite de lua cheia,
no silêncio da escuridão,
ouvi uma gargalhada.
Era um homem vestido de negro.
Tinha um tridente na mão,
e usava uma capa encarnada.
Ao questioná-lo quem era,
sorriu, e falou assim:
Para si, meu nome é Exu,
mas muitos me chamam de Fera.
Sou guardião dos caminhos,
sou carrasco dos perdidos,
de todos eu estou á espera.
Em tempos, já fui seu igual.
Hoje vivo no mundo dos mortos,
mas caminho no meio dos vivos.
Conheço o bem, mas também o mal.
Ajudo quem pede, se for de justiça.
Puno a maldade, puno a vaidade e puno a cobiça.
Exu é meu nome, me chame de tal.
EXU
Trabalhos de Exu na Umbanda
Muitas coisas são ditas e muitos textos são escritos sobre o trabalho dos Exús na Umbanda. Com isso, muitos mitos foram criados, alguns até absurdos e deturpadores, por pessoas que não entendem o verdadeiro trabalho do Exu, na Umbanda, ou não entendem a verdadeira missão da Umbanda, nesse planeta.
Com esse texto, vamos tentar explicar e quem sabe até, desmistificar esses mitos que confundem a cabeça e o aprendizado daqueles que se propõem bem servir sua religião: A Umbanda.
A Umbanda em sua dinâmica básica, lida com espíritos dos mais variados graus de evolução. As Entidades, Guias e Mentores que se apresentam nos terreiros exercem um trabalho incansável contra as forças trevosas.
Na Umbanda, a origem de Exú está em função da necessidade de existirem Guardiões, encaminhadores e combatentes das forças negativas. Trabalho básico da nossa religião. Por isso é que se diz que, “Sem Exú não se faz nada”. Isso, não porque Exú não deixa, porque é vingador, traidor ou voluntarioso, como querem fazer pensar algumas estórias que se contam por aí. Mas sim, porque não há como combater as forças negativas e trevosas, sem a devida defesa e proteção.
Muitas pessoas perguntam: “Então nossos Guias (Caboclos, Pretos-velhos, etc...) não nos protegem e defendem? Só os Exús fazem isso?
E a resposta vem da própria Espiritualidade: -” Logicamente que os Guias lhes defendem e lhes protegem, entretanto, cabe a Exú o primeiro combate, o combate direto contra as energias que circulam no Astral Inferior. Esta é a especialidade de Exú, pois ele conhece profundamente todos os caminhos e trilhas desse ambiente energético. É a sua função primeira”.
Tudo na Umbanda é organizado, coerente e lógico !!
Outro mito, que muito confunde os iniciados na religião, diz respeito à Confiabilidade de Exú.
Muitas pessoas, que vão a um terreiro em busca de ajuda ou socorro para assuntos materiais e até espirituais, são surpreendidos, quando em consulta, lhes é dito que estão sendo vítimas de “trabalho feito”, que esse “trabalho” foi feito por um Exú, e outros vão mais além, dizendo que o Exú “malfeitor” é o Sr. Fulano de Tal (geralmente um Exú famoso, de nome e fama conhecidos). Bom, aí vem a incoerência !!!
Se nós, Dirigentes e Orientadores espirituais falamos que Exú não é traíra, é combatente das forças trevosas, conhecedor e manipulador dos segredos da magia. Como pode, esse mesmo Exú, ser aquele espírito que usa indevidamente seus poderes e conhecimentos para prejudicar pessoas indefesas ? Como pode esse mesmo Exú, não ter nenhuma aspiração evolutiva, ser manipulado pela vontade das pessoas que desejam prejudicar seus semelhantes, a bel prazer ? Como pode esse mesmo Exú, usar seus conhecimentos e poderes contra si próprio, já que, com certeza, arcará com as conseqüências dos seus atos? Como pode, esse mesmo Exú, tido como o Mensageiro dos Orixás, Guardião dos segredos e dos caminhos da Espiritualidade, trair a confiança dos Espíritos de Luz e anular toda a caridade praticada pelos seres da Espiritualidade positiva?
A resposta é uma só e unânime: - “O tal ” trabalho feito” não foi realizado por um Exú e sim por um obsessor, agente das forças negativas e trevosas que se fez passar pelo “Sr. Fulano de Tal”. Aliás, obsessor pode se fazer passar por tudo, inclusive por um Mensageiro de Orixá, Caboclo, Preto-velho, etc...
Cabe ao Dirigente Espiritual, ou aos médiuns mais preparados e evoluídos, desvendarem essa farsa, até porque não existe farsa perfeita, sempre haverá um detalhe, ou um momento, em que “a casa caí” e a farsa é descoberta.
Mas então, porque muitos obsessores se fazem passar por Exús de Lei ? Porque em alguns casos, ou em algumas Casas, a farsa não é descoberta, e os nossos amigos e protetores, Exús de Lei, acabam sendo acusados ou confundidos, como malfeitores, desonestos, traíras, etc...?
Na maioria dos casos, isso acontece por causa de médiuns invigilantes. Médiuns despreparados e pouco compromissados com o Astral Superior. Médiuns orientados e “treinados” por Dirigentes também, despreparados e pouco compromissados. Muitos médiuns e Dirigentes, procuram e buscam nos Terreiros uma forma de satisfazer as suas baixas aspirações, como válvulas de escape para fazerem “incorporados”, o que não tem coragem de fazer de “cara limpa”. Médiuns de moral duvidosa, que se aproveitam da condição de “incorporados” para gritar, falar palavrões, beber e fumar exageradamente, dançar de forma grotesca para uma Casa religiosa e praticar atos pouco aceitáveis em situações “normais”. Esses médiuns imputam aos Exús, os seus desvarios e desvios de comportamento, complementando ainda que não se lembram de nada, que a responsabilidade é do Exú, e não dele (médium).
Na realidade, esses médiuns estão sofrendo a ação da incorporação de kiumbas (espíritos trevosos, moralmente atrofiados, que não tem a mínima aspiração evolutiva e buscam apenas, tumultuar o ambiente).
Nunca um Exú ou Pomba-Gira de Lei, irá se prestar a um papel desses!
Outro ponto de muita confusão: Cabe ao Dirigente Espiritual, ou aos médiuns mais preparados e evoluídos, desvendarem essa farsa, até porque não existe farsa perfeita, sempre haverá um detalhe, ou um momento, em que “a casa caí” e a farsa é descoberta.
Mas então, porque muitos obsessores se fazem passar por Exús de Lei ? Porque em alguns casos, ou em algumas Casas, a farsa não é descoberta, e os nossos amigos e protetores, Exús de Lei, acabam sendo acusados ou confundidos, como malfeitores, desonestos, traíras, etc...?
Na maioria dos casos, isso acontece por causa de médiuns invigilantes. Médiuns despreparados e pouco compromissados com o Astral Superior. Médiuns orientados e “treinados” por Dirigentes também, despreparados e pouco compromissados. Muitos médiuns e Dirigentes, procuram e buscam nos Terreiros uma forma de satisfazer as suas baixas aspirações, como válvulas de escape para fazerem “incorporados”, o que não tem coragem de fazer de “cara limpa”. Médiuns de moral duvidosa, que se aproveitam da condição de “incorporados” para gritar, falar palavrões, beber e fumar exageradamente, dançar de forma grotesca para uma Casa religiosa e praticar atos pouco aceitáveis em situações “normais”. Esses médiuns imputam aos Exús, os seus desvarios e desvios de comportamento, complementando ainda que não se lembram de nada, que a responsabilidade é do Exú, e não dele (médium).
Quando incorporados em seus médiuns, Exús e Pombas Giras podem se apresentar de duas maneiras básicas: alegres ou sérios. O que não significa, que mesmo quando são alegres, são também debochados, desrespeitosos, com comportamentos inadequados a uma Casa religiosa.
Geralmente, quando um Exú ou Pomba Gira se comporta de forma inadequada, ele está na verdade, sendo influenciado pelo comportamento desajustado do seu médium, que disfarça ou se controla, quando não está “incorporado”. Esse médium invigilante e portador de comportamento e moral duvidosos, ao receber a energia de incorporação de um Exú ou Pomba Gira (que começa a se dar através da aproximação do mesmo), por ser uma energia muito parecida a nossa e por estar mais próxima da crosta terrestre, onde o combate com o Astral inferior se dá, passa a dar vazão aos seus sentimentos menores influenciando e interferindo diretamente na incorporação do Exú ou Pomba-Gira, que assiste a tudo sem poder fazer nada (aqui, também cabe o livre arbítrio). Esse médium transfere para o Exú ou Pomba Gira sentimentos e comportamentos que, na verdade, são seus.
Isso não é mistificação (fingimento), porque existe a energia do Exú ao lado ou perto do médium. A mistificação envolve o fingimento puro e simples, sem envolvimento de energia ou proximidade de Entidade alguma. Mas existe, o que se chama de Animismo, a transferência voluntária de desejos e comportamentos do médium para o seu Guia.
A incorporação de Exú e Pomba Gira envolve a manipulação energética de chackras inferiores, e o que acontece no caso do Animismo, é que o médium deliberadamente, utiliza mal essa energia. Isso envolve também, intenção, moral, má fé e mau aproveitamento da energia de Exú.
Com a continuidade da insistência do médium em se utilizar dessa energia para a manifestação de seus desejos e comportamentos menores, em pouco tempo ocorre a “queda do médium”. O Exú de Trabalho se afasta do médium e fica o que ? - Fica o kiumba, que assume o nome do Exú de Trabalho e contribui para o aumento dos desvarios do médium.
Muitas vezes, o médium não percebe que está acontecendo essa “transferência”, porque ele usa a energia do kiumba (aliás, um usa o outro) para falar e fazer coisas que normalmente, não tem coragem de fazer no seu estado normal.
Cabe ao Doutrinador e Orientador da Casa (Dirigente) coibir veementemente esses comportamentos logo no início, ou seja, no médium e assim que começam a acontecer. Nesse caso, a orientação e a desestímulo de atitudes e comportamentos desse tipo é o melhor remédio. Mas, caso haja persistência, a adoção de medidas drásticas deve ser a melhor atitude que o Dirigente da Casa deve assumir
OXUM
PRECE DE OXUM
Ora ie ieu Oxum,
Salve dourada senhora
Da pele de ouro!
Benditas são suas águas,
e essas mesmas águas lavam meu ser
e me livram do mal.
Oxum, Divina Rainha, bela Orixá,
venha a mim,
caminhando na Lua Cheia.
Traga, mãe, em suas mãos,
os lírios do amor e da paz.
Torna-me doce, sedutora,
suave, como és.
Mamãe Oxum, me proteja, Orixá.
Faça que o amor seja
constante em minha vida
Que eu possa amar a
tudo o que existe.
Me proteja contra as
mandingas e feitiçarias.
Daí a mim o néctar de sua doçura
e que eu consiga o que desejo
Mãe do ouro, da beleza e do amor,
Senhora do mais puro Axé,
valei-me hoje e sempre.
Aie ieu Oxum!
IEMANJÁ
Iemanjá,
Mãe do Mundo,
Força que mantêm a criação,
Senhora de todos os bens,
Alento da própria vida…
Mãe magnânima de todas as mães,
O mar é o seu símbolo, o sal a sua marca.
Proteção é o seu aleitamento eterno,
Iemanjá – Mãe Querida,
Ajuda-nos com tua constância,
Exemplificando em nós o desejo
de perseverar-nos no amor ao nosso
Pai OLORUN.
Odoiá Iemanjá.
OXALÁ
Prece a Oxalá
Salve Oxalá, força divina do amor
Exemplo vivo de abnegação e carinho !
Nós Vos rogamos , ò bondoso Mestre
A vossa proteção para que possamos sentir em nossos corações
Cada vez mais viva, a chama do nosso amor por Deus
E por todas criaturas.
Derramai vossa benção por sobre todos nós
E especialmente por sobre aqueles que se encontram
Recolhidos às casas de saúde, manicômios e penitenciárias
Por sobre todos os que nascem neste momento e , ainda,
Muito especialmente pelos que desencarnaram e se dirigem,
Já em espírito, ao mundo invisível.
Ò Pai Oxalá !
Nós vos rogamos força e proteção
Para todos os que palmilham o caminho do Bem
E misericórdia para os que vivem
No Mal e para o Mal
Esquecidos de si próprios .
Que assim seja !
IANSAN
PRECE A IANSÃ
Iansã , Mãe e senhora dos ventos e tempestades,
Das horas aflitas e das almas perdidas,
Dona de todas as direções,
Operosa divindade em prol dos desígnios
dos filhos decaídos sem norte e vontade,
Piedade para nós, criaturas que vivemos
à beira das tentações, dos abismos,
alheios ao amor do Pai OLORUN.
Mãe emprestai
-nos Vossa decisão e Vossa coragem
para o encontro do nosso próprio Ser.
Dai-nos um roteiro de esperança e triunfo,
Erradicai-nos a pobreza dos nosso sentimentos.
Orientai-nos para a Verdade.
Dentro do caminho de devoção ao Supremo Doador,
Encorajai-nos, Senhora dos Raios,
para que nossa pobre mente,
siga uma só direção;
Amar a OLORUN
ORIXÁ XANGÔ
Senhor de Oyó. Pai justiceiro e dos incautos.
Protetor da fé e da harmonia. Kaô Cabecile do Trovão.
Kaô Cabecile da Justiça. Kaô Cabecile, meu Pai Xangô.
Morador no alto da pedreira. Dono de nossos destinos.
Livrai-nos de todos os males.
De todos os inimigos visíveis e invisíveis.
Hoje e sempre, Kaô meu Pai.
OGUM
PRECE A OXOSSI
PRECE A OXOSSI
Ó Pai Oxossi,
Divino Senhor da natureza,
Servidor ativo, pleno, incansável e terno,
Que tudo provê,
Sois o caçador de almas,
Doador perene.
Senhor absoluto das florestas.
Sois vós tendes o poder da sobrevivência,
Vivências e fraterna proteção
Oxossi, amigo e pai,
Vossa respiração é o oxigênio para o nosso viver.
Perdoai-nos quando devastamos vossos celeiros de vida,
cujo alento-nos, lembra da necessidade de amarmos
nossos semelhantes e os seres irracionais,
que são parte de Vossa grandeza.
Pai amantíssimo, esperança de toda a humanidade.
Cada respiração, suspiramos agradecidos
Pela certeza que estais juntos a nós.
Okê Arou Oxossi
NANÃ BURUQUÊ
Prece à Nanã Buruquê
Mãe protetora de todos nós. Senhora das águas opulentas.
Deusa das chuvas benévolas.
Deixa cair sobre nós a chuva divina da tua bondade
fecunda e infinita. Salubá Nanã Buruquê! Purifica
com tuas forças nossa atmosfera para que possamos
ser envolvidos pelos teus olhos maravilhosos.
Salubá Nanã Buruquê! Salubá!
OBALUAIYÊ / OMULÚ
OBALUAIYÊ / OMULÚ
Um dos mais temidos Orixás, comanda as doenças e, conseqüentemente, a saúde. Assim como sua mãe Nanã, tem profunda relação com a morte.
Tem o rosto e o corpo cobertos de palha da costa , em algumas lendas para esconder as marcas da varíola, em outras já curado não poderia ser olhado de frente por ser o próprio brilho do sol.
Seu símbolo é o Xaxárá - um feixe de ramos de palmeira enfeitado com búzios.
Suas cores são vermelho, preto e branco e seu dia é a segunda-feira.
Sua saudação é ATÔTÔ ! (silêncio).
OSSÃE
É fundamental sua importância, porque detém o reino e poder das plantas e folhas, imprescindíveis nos rituais e obrigações de cabeça e assentamento de todos os Orixás através do omieró ou abô (banho feito de ervas), assim como sobre todas as cabeças.
Também a ele pertencem os ossos, nervos e músculos. As pessoas com defeitos físicos nas pernas. E que não possuem uma das pernas, quase sempre estão ligadas de alguma forma a esse Orixá, pois ele se apresenta sem uma das pernas, seja simbolicamente, assim como em transe dança com uma das pernas encolhidas como se não a possuísse, muitos de seus filhos conhecidos de todos nós, que não possuem uma das pernas quando da manifestação de Ossãe, dançam toda uma noite em uma perna só.
Como as folhas estão relacionadas com a cura, Ossãe também está vinculado à medicina. O seu símbolo é uma espécie de coroa com sete pontas apontadas para o céu tendo na ponta central um pássaro, sua cor é verde e branco. Sua saudação é EWÉ ÒSÁ ! (EU EU ASSÁ).
OXUM MARÊ
É a cobra-arco-íris ,em nagô, é a mobilidade, a atividade, uma de suas funções é a de dirigir as forças que dirigem o movimento. Ele é o senhor de tudo que é alongado. O cordão umbilical que está sob o seu controle, é enterrado, geralmente com a placenta, sob uma palmeira que se torna propriedade do recém-nascido, cuja saúde dependerá da boa conservação dessa árvore.
Ele representa também a riqueza e a fortuna, um dos benefícios mais apreciados no mundo dos iorubás
SUADAÇÕES AOS ORIXÁS
SAUDAÇÕES AS ORIXAS
Dias da Semana e Saudações aos Orixás UMBANDA
DIAS DOS ORIXÁS:
SEGUNDA – FEIRA * Exu, Pomba Gira, Obaliuaie, Omulu, Pretos Velhos (Iorumá) e almas aflitas
TERÇA – FEIRA * Ogum, Boiadeiros e Baianos
QUARTA – FEIRA * Xangô e Iansâ
QUINTA – FEIRA * Oxossi, Caboclos e Caboclas
SEXTA – FEIRA * Oxalá, Almas Santas e Linha da Oriente liderada por São João Batista
SÁBADO * Iemanjá, Oxum, Nanã Buruke, Ondinas, Sereias, Caboclas, Iaras e Marinheiros
DOMINGO * Iori (Cosme e Damião), Crianças e Ibejadas
SAUDAÇÕES
Saravá Oxalá * Oxalá Meu Pai
Saravá Ogum * Ogum Iê Meu Pai
Saravá Xangô * Caô Cabecilê
Saravá Obaluaie * Atotô Obaluaiê
Saravá Oxossi * Okê Caboclo
Saravá Iemanjá * Odoceyá
Saravá Oxum * Aêê Mamãe Oxum
Saravá Iansã * Uepa hey Iansã
Saravá Nanã Buruke Saluba Nanã
Saravá Cabloco * Okê Cabloco
Saravá aos P.Velhos * Adorei as Almas
Saravá as Crianças * Beijada
Saravá Exu * Aruê Exú
Saravá Pomba Gira Aruê Exu Pomba Gira
EU PEDI AOS ORIXÁS
EU PEDI
PEDI LIBERDADE AOS VENTOS DE OYÁ.
PEDI JUSTIÇA AO MACHADO DE XANGÔ.
PEDI FORÇA À ESPADA DE OGUM.
PEDI PROTEÇÃO AO ARCO E AS FLECHAS DE OXÓSSI.
PEDI O AXÉ DAS FOLHAS DE OSSÃE.
PEDI BENÇÃOS ÀS FORÇAS DE OBALUAYÊ.
PEDI TEMPO DE PAZ E FELICIDADE AO PRÓPRIO TEMPO.
PEDI RIQUEZA A AJÉ SALUGA.
PEDI PROTEÇÃO DE OLOOKÊ.
PEDI REVELAÇÕES A IFÁ.
PEDI SABEDORIA À QUERIDA MÃE NANÃ.
PEDI FRUTA A LOGUN-EDÉ.
PEDI FORÇAS A OXUMARÉ.
PEDI A DOÇURA DAS ÁGUAS DE OXUM.
PEDI A GRANDEZA DE ESPÍRITOS QUAL OS MARES DE YEMANJÁ.
PEDI A ALEGRIA DO GARGALHAR DE EXÚ.
PEDI A MALANDRAGEM BOA DE SEU LAGE GRANDE E SUAS POMBA GIRAS
PEDI HUMILDADE E PACIÊNCIA AOS SÁBIOS PRETOS VELHOS.
PEDI A LEALDADE DOS AMIGOS CABOCLOS.
PEDI EQUILÍBRIO AO SR. TUPINANBA.
PEDI A FÉ DAS REZAS DO SR. VAQUEIRO.
PEDI O COLORIDO DO MUNDO CIGANO.
PEDI A DOÇURA E INOCÊNCIA AOS ERÊS DE OXUM.
PEDI TESOUROS AO CRIADOR ...
SABES O QUE RECEBI ??
VOCÊ!
<
PRECE AOS ORIXAS...<
Que todos os Orixás estejam sempre à frente, abrindo teus caminhos!
-que Ogum com sua espada lhe ajude em todas as batalhas!
-que Iansã te de clareza para separar o joio do trigo!
-que Xangô lhe proteje das injustiças do mundo!
-que Odé/otim lhe deem conhecimentos e farturas!
-que Obá lhe proteje dos corte e das demandas!
-que Ossain lhe traga a magia das ervas e o seu conhecimento!
-que Xapanã te de sempre muita saúde!
-que os Ibejis te proporcione alegrias inocentes e pureza!
-que a minha grande mãe Oxum te cubra com o seu manto de amor e riquezas!
-que a a grande mãe Iemanja leve com sua ondas todas as tristezas e angustias!
-que o grande pai Oxalá te abençoe e lhe cubra de paz!
(