ABRA SUA MENTE



Fecha teus olhos,abre tua mente e teu coração para a Verdade ...,porque

Ela pode ser invisível aos olhos humanos.Mas não aos olhos da sua consciência







Seguidores

sábado, 15 de junho de 2013

ENTENDENDO O MÍSTÉRIO EXÚ MIRIM



O problema de alguns de vocês é que vocês perdem muito conhecimento por não ler matérias com textos grandes. Esse texto mesmo é extremamente interessante, vale muito à pena ler.




Exú-Mirim é uma falange de espíritos encantados, que trabalham na esquerda, ao lado dos Guardiões. Eles são espíritos de pessoas que já viveram aqui na Terra? Não. Os Mirins são espíritos encantados, criados a partir de forças da natureza, afim de auxiliar as pessoas utilizando o fator desenrolador, que é o poder de pegar os problemas e complicações da vida e levar para bem longe. Exús-Mirins são crianças? Não exatamente. Seu pouco tamanho se dá ao fato de que eles são "espiões", espíritos que se especializam em entrar e sair de qualquer lugar sem serem notados, tanto pelo tamanho de criança quanto pelo poder de camuflar, esconder sua própria energia.

Os Mirins são, em suma, pequenos guardiões da esquerda. Especialistas em detectar, fazer e desfazer feitiços, os Mirins são entidades cada vez mais comuns de se encontrar em qualquer terreiro. Esses arteiros guardiõezinhos são capazes de fazer coisas que até Exú duvida. Afinal, a magia dos Exús são das mais fortes, e a das crianças\erês são, de fato as mais poderosas que existem. Logo, sendo exú-mirim uma espécie de junção das duas linhas, só podiam ser eles grandes e muito poderosos trabalhadores. Espera aí... a magia dos erês é a mais forte que existe? Sim, pois os erês trabalham brincando, e como um Exú ou um espírito desiluminado poderia reconstituir a brincadeira de um erê e desfazer seus trabalhos?

Mas voltando aos mirins, eles costumam ser muito curiosos e questionadores, e do tipo que falam o que deve ser falado, não importando o que seja ou para quem seja. Diferente do que algumas pessoas e casas pintam, os Exús-Mirins NÃO SÃO crianças mal-educadas e boca-suja que xingam os outros, ou coisas assim. Os Mirins, assim como qualquer outra linha, são um pedaço de argila que deve ser moldado por um Pai-de-Santo ou Mãe-de-Santo.

Os Exús-Mirins gostam muito de doces e frutas, como bala de hortelã, limão, maçã, morango, figo, amora, etc. Eles costumam gostar das mais diversas bebidas: Pinga com mel, refrigerante de limão, champanhe, conhaque, entre outros. Nas comidas dos Mirins não pode faltar bastante pimenta, chocolate, mel e frutas.

Os Mirins trabalham nos mesmos campos dos Exús e Pombo-Giras, e alguns carregam nomes correspondentes aos Exús "adultos" aos quais estão ligados. Por exemplo: Mirim da Capinha (ligado ao Exú Capa Preta), Brasinha (ligado ao Exú Brasa), Pinga Fogo (Ligado ao Exú Pinga Fogo), Caveirinha (Ligado a Exu Caveira), Veludinho (Ligado a Exú Veludo), Mirim da Meia-Noite (Ligado ao Exú Meia-Noite), Pimentinha (Ligado a Exú Pimenta), etc. Outros nomes de Exús-Mirins: Covinha, Mirim do Lodo, Mirim Mulambo, Malandrinho, 7 Calunguinhas, 7 Navalhinhas, Mirim dos 7 Punhais, Mirim da Figueira, Morceguinho, 7 Caveirinhas, Joãozinho da Calunga, Mariazinha do Cabaré, Ritinha do Cemitério, Aninha do Cruzeiro, etc.

Laroyê Exú-Mirim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.