ABRA SUA MENTE



Fecha teus olhos,abre tua mente e teu coração para a Verdade ...,porque

Ela pode ser invisível aos olhos humanos.Mas não aos olhos da sua consciência







Seguidores

domingo, 6 de outubro de 2013

O MILHO


 


ILÉ ASÉ ONAN LAYÓ

O milho (Zea mays), também chamado abati, auati e avati é um conhecido cereal, cultivado em grande parte do mundo.

O milho é extensivamente utilizado como alimentohumano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem mexicana, já que a sua domesticação começou 7.500 a 12.000 anos atrás na área central da Mesoamérica.

É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidosconhecidos, sendo exceções a lisina e o triptofano.

Puro ou como ingrediente de outros produtos, é uma importante fonte energética para o homem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano. Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas e vitaminas docomplexo B.

Possui bom potencial calórico, sendo constituído de grandes quantidades de açúcares e gorduras. O milho contém vários sais minerais como ferro, fósforo, potássio e zinco.

No entanto, é rico em ácido fítico, que dificulta a absorção destes mesmos.




USO RITUALÍSTICO

É um dos elementos mais utilizados nas religiões africanas, abrangendo de Exú a Oxalá incluindo várias entidades. Tanto nas versões amarelo, vermelho ou branco é um dos mais versáteis itens ritualísticos destas vertentes.

Por sua capacidade de nascer em qualquer lugar e a força de crescer rapidamente, é utilizado cru (milho de galinha) e ofertado à Ogun para prosperidade, sucesso financeiro, gestação, mas torrado é para paralisar estágio de doença, neutralizar paixão obsessiva com perseguição e outros sintomas mentais.

Como pamonha é ofertado à Odé, Logunedé e Oxum.

Passado na brasa ou no fogo é ofertado à Oxossi e à Obará.

É oferecido com mel, cachaça e fumo de rolo desfiado à Agué (Ossain).

É o famoso alimento de predileção de Omolú e Obaluaiye, sendo estourado como pipoca em areia da praia exclusivamente à eles.

Quando estourado em dendê é utilizado em ebós para a pacificação de forças malignas (ajé).

Quando estourado em azeite de oliva se torna um estimulante poderosíssimo em casos de magia amorosa e cansaço físico e mental.

Não é aconselhável oferecer agbado à Exù, por ser um grão muito duro é compreendido como uma trava, trancando a mobilidade natural de Esù, a não ser que use como oogun (magia) a fim de travar ou paralisar uma pessoa ou situação específica.

Também é utilizado pulverizado como o fubá dos ekós amarelos, e o inham-inham oferecido à Exú e bombogira, variando os elementos que os compôem.

Há uma qualidade de milho vermelha que também é amplamente usado no axoxô de Odé, no ekó vermelho, que traz mobilidade e expansão na existência humana.

Tanto o milho amarelo quanto o vermelho são ewós dos filhos de Odé.

O milho branco é o elemento primordial de Oxalá: o chamado ebô (canjica branca), e ele triturado se faz o fubá de milho branco que constitui o também famoso e utilizadíssimo acaçá.

A água da canjica branca é o omí-torô.

O mingau de acaçá é utilizado como elemento de ebós egun, ajé e iku, além de pegar alguns odus.

Tem também a milharina e a maizena (amido de milho) que entram em vários ebós e adimús.

Entra na comida das almas, e no axexê.

O cabelo do milho é um excelente banho de Logunedé, atraindo a riqueza e a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.