ABRA SUA MENTE



Fecha teus olhos,abre tua mente e teu coração para a Verdade ...,porque

Ela pode ser invisível aos olhos humanos.Mas não aos olhos da sua consciência







Seguidores

sábado, 25 de maio de 2013

VIDA É AGORA

 

 
"A mente humana como tal não consegue existir no presente. A menos que você vá além da mente, vai continuar sonhando acordado. A mente só pode existir no passado ou no futuro, não há com a mente existir no presente. Estar no presente é estar sem mente.

Experimente! Se houver um momento silencioso em que nenhum pensamento esteja passando por sua mente, quando a tela da consciência está absolutamente limpa, então de repente você está no presente. Esse é o momento, o momento de realidade, o momento da verdade. Mas então não há passado nem futuro.
Em geral, o tempo é dividido nestes três tempos: passado, presente e futuro. A divisão é basicamente errada, não científica... porque o presente não é parte do tempo. Só o passado e o futuro são partes do tempo. O presente está além do tempo. O presente é a eternidade.

O passado e futuro são partes do tempo. O passado é aquilo que não existe mais, o futuro é o que ainda não existe. Ambos são não-existenciais. O presente é o que existe. O existencial não pode ser uma parte do não-existencial. Eles nunca se cruzam. E o tempo é a mente. A sua mente é o passado acumulado.

Analise a sua mente, investigue-a. O que ela é? Apenas suas memórias, suas experiências passadas acumuladas. Sua mente é apenas um termo geral, um termo abrangente; ela simplesmente guarda, retém, todo o seu passado. Não é nada além disso. Se pouco a pouco você tirar o seu passado do saco, o saco desaparecerá.
Se o passado é a única realidade da mente, então o que a mente faz? Uma possibilidade é que ela fique ruminando e ruminando o passado sem parar. É o que você pode chamar de memória, de lembrança, de nostalgia. Você vai repetidas vezes para trás; repetidas vezes até os momentos passados, belos momentos, momentos felizes. Eles são poucos e raros, mas você se apega a eles. Você pode evitar os momentos feios e infelizes.
Mas você não pode ir para trás continuamente porque é inútil; a atividade parece não ter sentido, então, a mente cria uma atividade "significativa" - sonhar acordado com o futuro.

A mente diz: "Sim, o passado é bom, mas ele acabou; nada pode ser feito a respeito. Algo pode ser feito sobre o futuro, porque ele ainda vai chega". Então, você escolhe entre suas experiências passadas aquelas que você gostaria de repetir novamente e abandona as experiências que foram infelizes, dolorosas, as que você não quer repetir no futuro.

Seus sonhos sobre o futuro não são nada mais do que o seu passado modificado, mais bem arranjado, mais decorado, mais agradável,, menos doloroso, mais gratificante. É que sua mente continua fazendo, e dessa maneira você continua bem distante da realidade.

Meditação significa simplesmente alguns momentos em que você não está
na mente. Você desliza para a realidade, para aquilo que existe. Esses momentos existenciais são tão extremamente extáticos que, quando você os experimenta, vai parar de sonhar acordado. ( ...)

Torne-se um pouco mais consciente e tente trazer uma consciência cada vez mais para a realidade da vida, da existência. 
Veja esta flor, não pense mais sobre aquela flor. Escute esta palavra que ainda estou falando agora, não aquela palavra que ainda vou falar. Olhe de imediato. Se você adiar ainda que por um único e breve momento, vai perder a oportunidade. E então isso se torna um hábito, um hábito arraigado em você.(...)

A Vida é aqui e agora! A Vida é aqui e Deus é Agora!
Se você estiver buscando em seus devaneios, sua busca será em vão,, porque o paraíso nada mais é que um profundo contentamento.

A mente prossegue dizendo a você: "Faça isso, seja aquilo. Possua isso, possua aquilo... Como poderá ser feliz se não tiver isto?" (...)
Se a sua felicidade for condicionada a isso você continuará infeliz. Se não conseguir ser feliz como é, não será feliz nunca.
A menos que seja feliz simplesmente feliz sem razão alguma, a menos que seja suficientemente louco para ser feliz sem qualquer razão, não será feliz nunca. Sempre encontrará algo destruindo a sua felicidade. Sempre achará que existe algo faltando, e isso que está faltando se tornará novamente um devaneio da mente."
Osho em Fama, fortuna e ambição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.