ABRA SUA MENTE



Fecha teus olhos,abre tua mente e teu coração para a Verdade ...,porque

Ela pode ser invisível aos olhos humanos.Mas não aos olhos da sua consciência







Seguidores

sábado, 28 de setembro de 2013

AS GUIAS NA UMBANDA

 
As Guias são muito utilizadas dentro dos fundamentos Umbandistas. Existe certamente, um grande mistério envolvendo a sua utilização, por se tratar de um tema muito complexo.
Nas Sessões e demais trabalhos espirituais Umbandistas, praticamente todos os participantes do grupo da Casa Religiosa possuem em seu peito certos colares, que muitas vezes atraem a atenção das pessoas que não possuem o conhecimento. Por vezes atraem a atenção pela beleza que apresentam, outras vezes pela simples curiosidade do que venham a ser. Esses colares são as Guias.
São sem dúvida um poderoso elemento da ritualística Umbandista e sua grandiosa energia, transcende a simples beleza material que representam. Já começa na sua constituição, que utiliza elementos bem específicos, como miçangas, pedras, cristais, ossos, entre outros, escolhidos com base em cores apropriadas para a finalidade a que se destinam. Elementos estes, que possuem uma grande capacidade de atração e afinidade pela energia espiritual dos mentores e Orixás.


Finalidade

Obviamente não iríamos utilizar em nossa crença, simples colares, para apenas servir de adorno. Sem dúvida existe uma finalidade, um propósito muito mais nteressante,
que justifique seu uso e embora algumas pessoas digam que existam diversas finalidades, todas se resumem em uma: as guias são utilizadas como elemento ritualístico, capaz de atrair a energia espiritual dos mentores e Orixás.
De fato, como cada pessoa é diferente, a energia espiritual que cada um necessita dos mentores também é. No caso dos médiuns, em decorrência de estarem em contato constante com as forças da espiritualidade, sejam elas boas, ou extremamente ruins, como espíritos obsessores, demandas, feitiços e demais magias e também por necessitarem da presença espiritual de seus mentores, para o trabalho mediúnico que irão desenvolver, suas guias são preparadas com uma energia especial, que representa a verdadeira força do seu mentor. Uma energia capaz de invocá-lo para trabalhar e orientar o seu protegido. É uma guia que serve para invocação, portanto.
Ao utilizar sua Guia, o médium entra em contato com a força espiritual de seu mentor e passa a ter o equilíbrio energético de sua mediunidade renovado, permitindo assim uma maior força para os trabalhos espirituais que realizará.
Mas não é somente os médiuns que necessitam, ou que podem utilizar as Guias. As pessoas que frequentam a religião, ou qualquer outra, também pode fazer seu uso.
Existem Guias específicas para a proteção, preparadas com essa finalidade, de forma que qualquer pessoa possa utilizá-la.


Preparação

A preparação das Guias segue regras específicas, que sofrem muitas variações conforme cada casa religiosa na Umbanda. Por serem também elementos utilizados no Candomblé, ocorre muita confusão sobre como é a constituição da Guia em nossa religião, porque existem grandes diferenças, até mesmo nas cores de cada entidade em ambas as doutrinas, mas, é muito importante ressaltar que embora a própria pessoa que irá utilizar a Guia possa colaborar na confecção da mesma, o ritual específico de Cruzamento e Consagração de Energias, bem como a quantidade de miçangas ou contas utilizadas, fica somente a encargo do sacerdote regente.
O ritual de Cruzamento e Consagração de Energias para a Guia normalmente é realizado através do Amaci, ou banho de ervas, escolhidas apropriadamente conforme a energia que se deseja impregnar na guia, realizado por intermédio do sacerdote, que é a pessoa material, detentora de toda a energia dos mentores. Muito importante ressaltar também, que as Guias de entidades ou Orixás, destinadas aos médiuns, seguem regras específicas de quantidade e de cores, conforme as cores representativas de cada linha.
Fornecemos abaixo uma Tabela Representativa de Cores de cada linha, usada para confecção das guias







Linha de Mentores Cor Representativa

Oxalá Branco
Oxossi Verde
Yemanjá Azul
Ogum Vermelho, Verde e Branco
Yori Azul ou Rosa
Xangô Marrom
Yorimá Preto e Branco


Texto adaptado do Manual Doutrinário da Tenda de Umbanda do Caboclo Pena Branca
Escrito pelo Sacerdote Fabrício.a quem agradeço.



http://www.tucpb.org/index2.php?id=49



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.