ABRA SUA MENTE



Fecha teus olhos,abre tua mente e teu coração para a Verdade ...,porque

Ela pode ser invisível aos olhos humanos.Mas não aos olhos da sua consciência







Seguidores

sábado, 14 de setembro de 2013

"TODA RELIGIAO E CAMINHO PARA DEUS".


Nao raro, porem, a gota de orvalho e mudada em lama.
Na sua configuracao humana, cada escola religiosa se define e se recolhe em seu corpo de dogmas.
Pretende, com isso preservar sua estrutura, dilatando, enquanto pode, a interpretacao particularista dos rumos do Mais Alto.
Se diferem no culto e nos principios em que nao admitem discussoes e pesquisas, no seu objeto de crenca, o aspecto moral de todas e o mesmo.
E o ponto em comum.
O Bem e sempre o Bem em qualquer provincia de fe, mesmo que seja examinado com colorido diverso, ora conceituando com maior profundidade, ora definido pela superficialidade.
Salvo,portanto, aqueles que ainda estao vivendo as suas primeiras experiencias evolutivas, todos ja recebemos noticias que permitem discernir o Bem do Mal.
Alem do conhecimento textual ou verbal que se propaga sobre moral, no imo de cada um de nos ha essa voz incontrolavel, que nao se amordaca, chama Consciencia.
A Consciencia e a inteligencia do Bem e do Mal.
Ela nos alerta do que mais nos convem, a fim de ajustar-nos ou reajustar-nos as Leis Espirituais que nos comandam a ascensao.
Mesmo tivessemos aportado ontem no Espiritismo-cristao e ensaiassemos agora os primeiros passos no seu quadro de dinamicas realizacoes espirituais, restaurando o cristianismo em sua pureza, ja teriamos chegado com bagagem sobre essa chaga milenar que tem comprometido os mais saudaveis propositos.
Viemos para a Doutrina dum mundo conturbado pelo orgulho, e toda a aridez da existencia e do relacionamento de criaturas e povos se origina tao so e unicamente desse cancer social.
O banho de humildade e rejuvenoscedor.
Nao se justifica, pois, querer reeditar o mal.
Na atividade Doutrinaria devem findar os pontos de vistas, respeitaveis embora, mas filhos legitimos de nossa viciacao milenar nos departamentos da alma.
Render-se aos programas do CRISTO e a meta.
Ai, nem nos justificamos pela imitacao.

 Poderemos ter anotado que muitos, em nome ou com o nome do Espiritismo cristao, podera estar desdobrando atividades e perseguindo propositos que mais nao sao que um prolongamento das cidades de fe de onde vieram na fieira das reencarnacoes.
Seguir-lhes os passos seria,talvez,garantir-nos do mesmo aparente sucesso que lhes faz fermentar materialmente os emprendimentos.
convem,porem,deter-nos na bencao da reflexao.
Gremio Espirita nao pode ser copia ou chapa fotografica das organizacoes com que nos familiarizamos no dia-a-dia.
Somo,antes de tudo,celula familiar.
Ensaio dum mundo novo,com Jesus.

QUE SEJA PARA O MUNDO,,MAS,PARA A DOUTRINA A GRANDE VITORIA NAO RESIDE
**Nos empreendimentos gigantescos,mesmo em nome da caridade,que se tornarao catacumbas do IDEAL;
**Nas providencias incontaveis, nos acertos, na busca desenfreada dos "bens de raiz",qual se Quem nasceu na Manjedoura rogasse por suntuosos templos para manifestar o amor que revelou na grande catedral do Calvario;
**No saldo sempre favoravel e alto da tesouraria,numa imitacao dos estabelecimentos de credito,suja grandeza se assenta no mercado da moeda;
**Na transmutacao das instituicoes em maquinas de lucro certo,sob a tutela de convenios e conveniencias,sem uma so providencia em que se pondere sobre a importancia do espirito, mas sempre sacrificando tudo pelo resultado financeiro;
**Nas estatisticas de multidoes que buscarao os cenaculos da comunhao Divina,qual se a Doutrina se glorificase pelo recenseamento da dor que mais nao denuncia que a premencia do Evangelho vivido por cada um de nos;
**Nos conventiculos de intrigas,quando nao nos dispomos a dividir o fardo,mas vivemos os pesadelos de namorar o comando,olvidando que a genuina empresa do Espiritismo nao esta no cargo diretor que as leis humanas exigem para definir responsaveis,mas se encontra na realizacao da autodirecao;
 **Na aberta ou disfarsada busca do poder temporal,ainda sob a hipnose centenaria em que aspiramos pela moral imposta a forca de arbitraria autoridade.
A grande conquista e a Humildade!
Lutar consigo mesmo.

Vencer-se!
Criar a reforma moral de si mesmo.
Domar nossas avassaladoras paixoes.
Iluminarmos-nos pelo Evangelho.
Ajustarmo-nos a posicao de obreiros.
Buscar, descobrir, aceitar e cumprir o programa do Mestre Jesus,em beneficio de todas as criaturas, e com total esquecimento de nossos viciados pruridos de escolas individuais.
Sem esse esforso, o orgulho comendara movimentos.
Esse mesmo movimento, contudo, por ser expressao humana do que deveria ser o espiritismo-cristao, se alimentara de impulsos desordenados, tempestuosos, muito mais agitacao e demagogia, divorciando-se mais e mais da Doutrina de que deveria ser a interpretacao.
E animacao moldada a nosso temperamento.
O espiritismo-cristao, na atualidade arrastado para horizontes estranhos aos seus sublimes propositos, emerge sufocado e atrofiado de nosso proprio orgulho, pronunciando o naufragio das mais santas intencoes, se nos mostrarmos temerosos de encarar de frente, o que dele fazemos.
Reajamos, cada um violentando-se a si mesmo.
Sirvamos, renunciando-nos.
"Roque Jacintho"
Livro:- A Videira e os Ramos.
Editora Luz no Lar.

****"Mesmo aqueles que ainda nao aceitaram o Evangelho deveriam compreender, segundo a antiga Lei, que nao devemos ser orgulhosos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.