ABRA SUA MENTE
Fecha teus olhos,abre tua mente e teu coração para a Verdade ...,porque
Ela pode ser invisível aos olhos humanos.Mas não aos olhos da sua consciência
ALGUMAS ERVAS DE EXU
Amendoeira:
Seus galhos são usados nos locais em que o homem exerce suas atividades
lucrativas. Na medicina caseira, seus frutos são comestíveis, porém em
grande quantidades causam diarréia de sangue. Das sementes fabrica-se o
óleo de amêndoas, muito usado para fazer sabonetes por ter efeitos
emolientes, além de amaciar a pele.
Amoreira:
Planta que armazena fluidos negativos e os solta ao entardecer; é usada
pelos sacerdotes no culto a Eguns. Na medicina caseira, é usada para
debelar as inflamações da boca e garganta.
Angelim-amargoso:
Muito usado em marcenaria, por tratar-se de madeira de lei. Nos
rituais, suas folhas e flores são utilizadas nos abô dos filhos de Nanã,
e as cascas são utilizadas em banhos fortes com a finalidade de
destruir os fluidos negativos que possam haver, realizando um excelente
descarrego nos filhos de Exu. A medicina caseira indica o pó de suas
sementes contra vermes. Mas cuidado! Deve ser usada em doses pequenas.
Aroeira:
Nos terreiros de Candomblé este vegetal pertence a Exu e tem aplicação
nas obrigações de cabeça, nos sacudimentos, nos banhos fortes de
descarrego e nas purificações de pedras. É usada como adstringente na
medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos
de inflamações do aparelho genital. Também é de grande eficácia nas
lavagens genitais.
Arrebenta
Cavalo : No uso ritualístico esta erva é empregada em banhos fortes do
pescoço para baixo, em hora aberta. É também usado em magias para atrair
simpatia. Não é usada na medicina caseira.
Arruda:
Planta aromática usada nos rituais porque Exu a indica contra maus
fluidos e olho-grande. Suas folhas miúdas são aplicadas nos ebori,
banhos de limpeza ou descarrego, o que é fácil de perceber, pois se o
ambiente estiver realmente carregado a arruda morre. Ela é também usada
como amuleto para proteger do mau-olhado. Seu uso restringe-se à
Umbanda. Em seu uso caseiro é aplicada contra a verminose e reumatismos,
além de seu sumo curar feridas.
Avelós –
Figueira-do-diabo: Seu uso se restringe a purificação das pedras do
orixá antes de serem levadas ao assentamento; é usada socada. A medicina
caseira indica esta erva para combater úlceras e resolver tumores.
Azevinho: Muito utilizada na magia branca ou negra, ela é empregada nos pactos com entidades. Não é usada na medicina popular.
Bardana:
Aplicada nos banhos fortes, para livrar o sacerdote das ondas negativas e
eguns. O povo utiliza sua raiz cozida no tratamento de sarnas, tumores e
doenças venéreas.
Beladona :
Nas cerimônias litúrgicas só tem emprego nos sacudimentos domiciliares
ou de locais onde o homem exerça atividades lucrativas. Trabalhos feitos
com os galhos desta planta também provocam grande poder de atração.
Pouco usada pelo povo devido ao alto princípio ativo que nela existe.
Este princípio dilata a pupila e diminui as secreções sudorais,
salivares, pancreáticas e lácteas.
Beldroega: Usada na purificação das pedras de Exu. O povo utiliza suas folhas, socadas, para apressar cicatrizações de feridas.
Brinco-de-princesa:
É planta sagrada de Exu. Seu uso se restringe a banhos fortes para
proteger os filhos deste orixá. Não possui uso popular.
Cabeça-de-nego:
No ritual a rama é empregada nos banhos de limpeza e o bulbo nos banhos
fortes de descarrego. Esta batata combate reumatismo, menstruações
difíceis, flores brancas e inflamações vaginais e uterinas.
Cajueiro:
Suas folhas são utilizadas pelo axogun para o sacrifício ritual de
animais quadrúpedes. Em seu uso caseiro, ele combate corrimentos e
flores brancas. Põe fim a diabetes. Cozinhar as cascas em um litro e
meio de água por cinco minutos e depois fazer gargarejos, põe fim ao mau
hálito.
Cana-de-açúcar:
Suas folhas secas e bagaços são usadas em defumações para purificar o
ambiente antes dos trabalhos ritualísticos, pois essa defumação destrói
eguns. Não possui uso na medicina caseira.
Cardo-santo: Essa planta afugenta os
males, propicia o aparecimento do perdido e faz cair os vermes do corpo
dos animais. Na medicina caseira suas folhas são empregadas em oftalmias
crônicas, enquanto as raízes e hastes são empregadas contra inflamações
da bexiga.
Catingueira:
É muito empregada nos banhos de descarrego. Seu sumo serve para fazer a
purificação das pedras. Entretanto, não deve fazer parte do axé de Exu
onde se depositam pequenos pedaços dos axé das aves ou bichos de quatro
patas. Na medicina caseira ela é indicada para menstruações difíceis.
Cebola-cencém:
Essa cebola é de Exu e nos rituais seu bulbo é usado para os
sacudimentos domiciliares. É empregada da seguinte maneira : corta-se a
cebola em pedaços miúdos e, sob os cânticos de Exu, espalha-se pelos
cantos dos cômodos e embaixo dos móveis; a seguir, entoe o canto de Ogum
e despache para Exu. Este trabalho auxilia na descoberta de falsidades e
objetos perdidos. O povo utiliza suas folhas cozidas como emoliente.
Figo
Benjamim: Erva usada na purificação de pedras ou ferramentas e na
preparação do fetiche de Exu. É empregada também em banhos fortes nas
pessoas obsediadas. No uso popular, suas folhas são cozidas para tratar
feridas rebeldes e debelar o reumatismo.
Figo do
Inferno: Somente as folhas pertencentes a este vegetal são de Exu. Na
liturgia, ela é o ponto de concentração de Exu. Não possui uso na
medicina popular.
Folha da
Fortuna: É empregada em todas as obrigações de cabeça, em banhos de
limpeza ou descarrego e nos abôs de quaisquer filhos-de-santo. Na
medicina caseira é consagrada por sua eficácia, curando cortes,
acelerando a cura nas cicatrizações, contusões e escoriações, usando as
folhas socadas sobre os ferimentos. O suco desta erva, puro ou misturado
ao leite, ameniza as conseqüências de tombos e quedas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.