Candomblé de Caboclo é todo o candomblé que além do culto aos Orixás, cultua espíritos ameríndios chamados caboclos.
Caboclo
– No Candomblé é o dono da terra. Na sua maioria são espíritos de
índios. Os caboclos de maior popularidade são: Tupinambá, Tupiniquim,
Sete flechas, Pena Branca, Sultão das Matas, Sete Serras, Serra Negra,
Pedra Preta (este ultimo foi o espírito do famoso pai de santo
Joaozinho da Gomeia), Erú, Rompe Mato, Raio do Sol, Rompe Nuvem e
outros. Na Bahia os Candomblés são em maioria caboclos, são um misto de
Keto e Angola.
O
Candomblé de Caboclo pode-se dizer assim, é uma manifestação própria
de Salvador e municípios vizinhos, na Bahia, o candomblé de Caboclo é
uma espécie de candomblé nacionalizado, que toma por base a ortodoxia
do candomblé jeje-nagô, e em Salvador há uma festa anual que se inicia
no dia 24 de Junho e que dura três dias e se destina precisamente a
homenagear estas entidades.
Trata-se portanto de um exemplo nítido do sincretismo religioso popular no Brasil.
Registam-se nele influências indígenas e mestiças, resumindo-se os hinos especiais de cada encantado ou caboclo, cantados em português, a uma declaração dos seus poderes sobrenaturais.
Registam-se nele influências indígenas e mestiças, resumindo-se os hinos especiais de cada encantado ou caboclo, cantados em português, a uma declaração dos seus poderes sobrenaturais.
Existem
ainda os “Candomblés de Caboclo”, típicos dos cultos trazidos pelos
negros de Angola. Nessas cerimónias, as filhas e os filhos de santo
incorporam não apenas os orixás, mas também os espíritos de “caboclos”,
que seriam entidades de luz da corrente indígena.
A FALANGE DOS CABOCLOS DETALHADA
Habitat: matas e ambientes da vibração originária
Libação: água de côco, mate, mel com água, caldo de cana, vinho tipo moscatel
Ervas: cipó cabeludo, cipó caboclo, eucalipto, guiné caboclo, guiné pipi, samambaia
Flores: girassol, flor de ipê, palmas de diversas cores, conforme a vibração originária
Essências:
Para os caboclos: eucalipto, girassol.
Para as caboclas: eucalipto, pinho, tintura de tolu
Fitas: verde, vermelha e branca
Pedras: quartzo verde
Metal: da vibração originária
Dia da semana: Quinta-feira ou o dia da vibração originária
Dia da Lua: não tem dia específico
Saúde: não tem área de saúde específica
Ímãs para trabalho: de acordo com a orientação da entidade
Objetivo: vigor, pujança, energia
Cozinha ritualística: milho e amendoim cozidos e passados no mel, servido com folhas pequenas de saião, que servem como “colher” e que também devem ser ingeridas
Libação: água de côco, mate, mel com água, caldo de cana, vinho tipo moscatel
Ervas: cipó cabeludo, cipó caboclo, eucalipto, guiné caboclo, guiné pipi, samambaia
Flores: girassol, flor de ipê, palmas de diversas cores, conforme a vibração originária
Essências:
Para os caboclos: eucalipto, girassol.
Para as caboclas: eucalipto, pinho, tintura de tolu
Fitas: verde, vermelha e branca
Pedras: quartzo verde
Metal: da vibração originária
Dia da semana: Quinta-feira ou o dia da vibração originária
Dia da Lua: não tem dia específico
Saúde: não tem área de saúde específica
Ímãs para trabalho: de acordo com a orientação da entidade
Objetivo: vigor, pujança, energia
Cozinha ritualística: milho e amendoim cozidos e passados no mel, servido com folhas pequenas de saião, que servem como “colher” e que também devem ser ingeridas
Além
dos caboclos, incorporam-se nestes candomblés os espíritos que se
denominam Exú (masculino) e Pombagira (feminino), mas não é o mesmo Exú
Orixá do Candomblé, são bem diferentes, são Exú de Umbanda.
É
sempre bom lembrar que Exú catiço ou Exú de Umbanda (como é chamado o
Exú não Orixá), Pombagira e afins nunca foram do Candomblé tradicional.
O que existe são zeladores que tiveram passagem pela Umbanda e depois
se iniciaram no Candomblé, trazendo consigo algumas entidades da
Umbanda, mas isto não as torna do Candomblé, elas (entidades)
simplesmente estão em casas de Candomblé ou Candomblé de Caboclo, mas
são em realidade Guias da Umbanda.
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