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Fecha teus olhos,abre tua mente e teu coração para a Verdade ...,porque

Ela pode ser invisível aos olhos humanos.Mas não aos olhos da sua consciência







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sábado, 27 de outubro de 2012

O SIGNIFICADO DO OTÁ











O

Otá equivale a "pedra funda­men­tal" das grandes construções civis ou
de grandes temploserigidos no pla­no material pelas mais diversas
reli­giões.
Cada Orixá tem a sua pedra (as) e é por ela que o médium
deve come­çar a constituição dos fundamentos do assentamento do seu
próprio Ori­xá.
Nos relatam os nossos mais velhos que, durante o
período da escravidão, quando se realizava a cerimônia de ini­ciação dos
noviços, estes iam mata adentro à procura do seu Otá ou pedra do seu
Orixá, e voltavam só ao ama­nhecer, já com ela entre as mãos.



Dali em

diante, ela seria o mais po­­deroso elo de ligação com seu Orixá. Seria
conservada com zelo e ali­­men­tan­da periodicamente para manter
integralmente seu axé (poder).
Normalmente ela era condicionada em
uma quartinha de barro, pois a lou­ça era um artigo raro e caro,
ina­cessível às classes menos favorecidas. Panelas, vasos, tigelas,
canecos, e ou­­tros utensílios feitos de bar­­ro cozido, eram comuns e
de uso cotidiano, não só pe­­los in­dígenas, uma vez que os
co­­lo­­nizadores mais po­bres tam­bém usa­vam
uten­sílios de bar­ro cozido.

Eram os vasi­lhames e uten­sílios mais po­pulares e mais baratos na­quela época, cer­to?
Hoje,
quando você tem os mesmos utensílios em lou­ça, pode usá-los à vontade.
Até porque as quartinhas de barro precisam passar por um envernizamento
externo e por um revestimento oleoso in­terno, para que a água ou outra
bebida colocada dentro dela não seja absorvida pelo barro e, sob
temperaturas elevadas evapore completamente.
Então, como atualmente
você não precisa sair às escondidas e em altas horas da noite para
encontrar na es­curidão o seu Otá ou pedra do seu Ori­xá, recomendamos
que a encontre num rio ou cachoeira pedregosa e ali, calmamente,
escolha-o e assim, reco­lha-o levando-o para casa já envolto em um
pedaço de pano com a cor do seu Orixá.
Mas lembre-se: Não é só chegar até o leito pedregoso do rio, catar uma pedra rolada,
envolvê-la num pa­no e ir embora. Não mesmo!



Vale ressaltar que o otá , mesmo sendo do geito do orixá , pois cada orixá tem um otá diferente de outro xangô , otá mas comprido tipo um machado , geralmente da cor negra , oxum espalmado tipo um ovo estalado da cor mas amarelada , iansã tambem espalmado da cor do barro ,ossain um que pareça um pé , exú otá que possa ficar em pé em posição fálica] , mas mesmo assim tem que ce jogar para o otá e perguntar se o orixá aceita esse otá , e memo aceitando ,tem que perguntar ao otá ,( pois esse otá e vivo)se ele aceita acompanhar o medium a vida toda , muitas veses ele não aceita , devendo pegar-se outro e guardar esse para outro medium
.


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