O termo criança índigo
vem do movimento da Nova Era e da ciência espiritual modernos. Chamam-se
crianças índigo a certos seres que supostamente trouxeram características que os
diferenciam das crianças normais, tais como, a intuição, espontaneidade,
resistência à moralidade estrita e restritiva, e uma grande imaginação,
avolumando-se frequentemente também entre tais capacidades, os dons paranormais,
embora estes dons não sejam normalmente do conhecimento da própria criança.
As crianças índigo podem ser
vistas como uma espécie de milenarismo, em que se acredita que tais seres
mudarão o mundo até a um estado mais espiritual e menos estritamente
moralizado.
Há que notar que uma boa
quantidade das crianças índigo foram classificados de hiperativos ou com o
polêmico síndrome de déficit de atenção. O qual explicaria em boa medida o
interesse de pais e educadores por este assunto.
Origem
No ano de 1982, a parapsicóloga
Nancy Ann Tappe elaborou um sistema para classificar os seres humanos de acordo
com a suposta cor da sua aura espiritual.
No seu livro: "Compreenda A
Sua Vida Através Da Cor" faz um estudo sobre "as cores da
vida".
Segundo Tappe, cada pessoa
possui uma certa cor na sua aura em função da sua personalidade e
interesses.
Para Nancy Tappe, no caso
das crianças índigo a sua aura tende a mostrar cores anis ou azuis, a qual
reflete uma espiritualidade mais desenvolvida.
A citada Nancy Ann Tappe
disse ter detectado pelo seu método, que as auras de cor índigo começaram a
aparecer na década de 80 do século XX e que tem uma tendência a proliferar, o
que parece justificar o seu papel de transformação da sociedade num futuro
breve.
Características
gerais
As crianças índigo mostram uma
série de atributos sensoriais recorrentes, como a hipersensibilidade auditiva ou
a hipersensibilidade tátil.
De igual forma, estas crianças têm
um padrão de comportamento similar entre eles, a mencionar:
Chegam ao mundo com sentimento de
realeza e a curto tempo se comportam como tais.
Têm a sensação de ter uma tarefa
específica no mundo, e se surpreendem quando os outros não a
partilham.
Têm problemas de valorização
pessoal, a curto tempo dizem a seus pais quem são.
Custa-lhes aceitar a autoridade
que não oferece explicação nem alternativa.
Sentem-se frustrados com os
sistemas ritualistas que não requerem um pensamento criativo.
A curto espaço de tempo encontra
formas melhores de fazer as coisas, tanto em casa como na escola.
Parecem ser anti-sociais, a menos
que se encontre com pessoas como eles.
Não reagem pela disciplina da
culpa.
Questionam frequentemente os
dogmas religiosos, não os aceitando naturalmente como tradição
familiar.
Não são tímidos para manifestar as
suas necessidades.
Tipos de Crianças
Índigo
Segundo os investigadores deste
tema, há quatro tipos de Índigos: humanista, conceptual, artista e
interdimensional.
Humanistas: Muito sociais, conversam com toda
a gente e fazem amizades com muita facilidade. São desastrados e hiperativos.
Não conseguem brincar só com um brinquedo, gostam de espalhá-los pelo quarto,
embora as vezes não peguem na maioria. Distraem-se com muita facilidade. Por
exemplo: se começam a arrumar o quarto e encontram um livro , nunca mais se
lembram de acabar as arrumações.
Como profissões, escolherão ser
médicos, advogados, professores, vendedores, executivos e políticos. Trabalharão
para servir as massas e, claro, atuarão sempre ativamente.
Conceptuais: Estão muito mais virados para
projetos do que para pessoas. Assumem uma postura controladora. Se os pais não
estiverem pelos ajustes e não permitirem esse controlo, eles vão a luta. Tem
tendência para outras inclinações, sobretudo drogas na puberdade, casos se
sentem rejeitados ou incompreendidos. Daí a redobrada atenção por parte de pais
e educadores em relação aos seus padrões de comportamento.
No futuro serão engenheiros,
arquitetos, pilotos, projetistas, astronautas e oficiais militares.
Artistas: São criativos em qualquer área a
que se dediquem, podendo, inclusive, vir a ser investigadores, músicos ou atores
altamente conceituados. Entre os 4 a 10 anos poderão vir a interessar-se ate 15
áreas diferentes (ou instrumentos musicais, por exemplo), largando uma e
iniciando outra. Quando atingirem a puberdade, aí sim, escolherão uma área
definitivamente.
Serão os futuros professores e
artistas.
Interdimensionais: Entre os seus 1 e 2 anos os pais
não podem tentar ensinar-lhes nada, pois eles responderão que já sabem e que
podem fazer sozinhos. Normalmente, porque são maiores que os outros tipos de
índigos, mostram-se mais corajosos ainda e por isso não se enquadram nos outros
padrões.
Desta forma, os estudiosos do
assunto acreditam que estas crianças seriam as responsáveis pela introdução de
novas filosofias ou espiritualidade no mundo.
Crianças índigo e
doutrina espírita
Particularmente
depois que o médium e orador espírita Divaldo Franco teve uma de suas
palestras sobre o tema transcrita e ampliada transformada em livro bilíngüe
pelas mãos da neurocientista brasileira Vanessa Anseloni, radicada nos EUA e
antiga defensora da integração entre os dois temas o conceito passou a ser visto
com simpatia por muitos espíritas.
Para eles, as crianças índigo
seriam espíritos exilados de outros mundos. Como não fossem capazes de
acompanhar o "progresso moral" de tais planetas, eles teriam sido encaminhados
para mundos inferiores, como a Terra, com a meta de auxiliar sua evolução. Os
defensores dessa idéia tratam-na como um desenvolvimento do tema migrações
espirituais, presente em obras populares no meio espírita brasileiro, como A
Caminho da Luz e Exilados de Capela, e pincelado por Allan Kardec em A
Gênese.
Por outro lado, há grupos
espíritas que são contrários à associação entre o tema crianças índigo e o
espiritismo.
Defendem que as obras A Caminho da
Luz e A Gênese não abordam o termo crianças índigo, tampouco trazem referências
às características físicas e psicológicas que costumam ser atribuídas a
elas.
Eles repudiam a publicação e
tradução de livros relacionados ao tema por editoras que possuem foco de mercado
no público espírita, como a Petit, bem como os palestrantes espíritas que
utilizam esta temática.
Alguns pesquisadores dizem ser
muito difícil haver uma civilização mais evoluída no sistema solar de uma
estrela Plêiade como Alcione, conforme afirma Divaldo pois estas teriam apenas
cerca de 100 milhões de anos, enquanto a Terra teria demorado quase um bilhão de
anos apenas para esfriar e aparecerem os primeiros organismos unicelulares e
quase mais quatro bilhões para o surgimento do "Homo sapiens". Além de contestar
a suposta influência gravitacional de Alcione na Terra.
Divaldo Franco não reconhece influência
mediúnica em suas elaborações sobre o tema. Por se tratar de um palestrante que
também se notabilizou como médium, esse fato pode servir como fonte de
descrédito, diante de certos setores espíritas, para as idéias que defende sobre
crianças índigo.
O boletim Mensagem discute sobre a
origem do termo crianças índigo e sua utilização no movimento
espírita.
O que é uma
Criança Índigo?
Uma Criança Índigo é aquela que
apresenta um novo e incomum conjunto de atributos psicológicos e mostra um
padrão de comportamento geralmente não documentado ainda. Este padrão tem
fatores comuns e únicos que sugerem que aqueles que interagem com elas (pais em
particular) mudam seu tratamento e orientação com objetivo de obter o
equilíbrio. Ignorar esses novos padrões é potencialmente criar desequilíbrio e
frustração na mente desta preciosa nova vida.
Existem vários tipos de Índigos,
mas na lista a seguir nós podemos dar alguns dos padrões de comportamento mais
comuns:
• Elas vêm ao mundo com um
sentimento de realeza e freqüentemente agem desta forma.
• Elas têm um sentimento de
"desejar estar aqui" e ficam surpresas quando os outros não compartilham isso.
• Auto-valorização não é uma
grande característica. Elas freqüentemente contam aos pais quem elas são.
• Elas têm dificuldades com
autoridade absoluta sem explicações e escolha.
• Elas simplesmente não farão
certas coisas; por exemplo, esperarem quietas é difícil para elas.
• Elas se tornam frustradas com
sistemas ritualmente orientados e que não necessitam de pensamento criativo.
• Elas freqüentemente encontram
uma melhor maneira de fazer as coisas, tanto em casa como na escola, o que as
fazem parecer como questionadores de sistema (inconformistas com qualquer
sistema).
• Elas parecem anti-sociais a
menos que estejam com outras do mesmo tipo. Se não existem outras crianças com o
nível de consciência semelhante em volta, elas freqüentemente se tornam
introvertidas, sentindo-se como se ninguém as entendesse. A escola é
freqüentemente difícil para elas do ponto de vista social.
• Elas não responderão à pressão
por culpa do tipo: "Espere até seu pai chegar e descobrir o que você fez".
• Elas não são tímidas em fazer
você perceber o que elas precisam.O termo "Crianças Índigo" vem da cor da aura
dessas crianças. Existe uma amiga dos autores, que conheceram em meados dos anos
70, cujo nome é Nancy Ann Tappe. Nancy foi a autora do livro chamado "Entendendo
Sua Vida Através da Cor" (Understanding Your Life Through Color). Neste livro
estão as primeiras informações sobre o que ela titulou de Crianças
Índigo.
Como ela vê as cores? Quão preciso
é isso? Nancy tem sido diagnosticada com uma situação em que dois dos seus
sistemas neurológicos cruzam e isso cria uma situação em que ela, literalmente,
pode ver a aura humana. Ela é como uma câmera de Kirlian, ou seja, ela vê campos
eletromagnéticos, as cores e as freqüências. Ela é uma pessoa fabulosa, uma
maravilhosa conselheira, metafísica e professora.
Ela percebeu muito cedo que
existia uma cor da aura associada com alguns recém-nascidos. Ela estava
trabalhando no seu PhD. Nancy tem dito desde 1980 que cerca de 80% das crianças
nascidas são índigo. E, a partir de 1995, nós temos um índice maior ainda, tanto
que requer uma análise para saber o que está acontecendo.
Nós estamos vendo uma nova geração
de Mestres vindo para nosso planeta e elas são também chamadas de "Crianças
Estrela", "Crianças Azuis" e através do trabalho de Nancy, elas são chamadas, a
partir de nossa perspectiva, de "Crianças Índigo". Elas são nossa esperança para
o futuro. Elas são nossa esperança para o presente. E isso, esotericamente
falando, é o que está realmente acontecendo.
|
Todo o entendimento usado para o bem do próximo é uma vitória e uma benção silenciosa que ajuda no fortalecimento da Caminhada pelo Bem Maior."
ABRA SUA MENTE
Fecha teus olhos,abre tua mente e teu coração para a Verdade ...,porque
Ela pode ser invisível aos olhos humanos.Mas não aos olhos da sua consciência
Seguidores
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
ÍNDIGOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.