Algumas considerações sobre as Folhas Sagradas(Ewé)
Ko si ewé kosi Orisa
"Sem folhas não há Orisa"
Desde os tempos remotos ouvimos dizeres, sortilégios, bem feitos
com nossas Ervas Sagradas, temos referências de muitas em nossas vidas
atribuídas em tudo que passamos a Ingerir, digerir, sentir, tais
sensações despertam diversas sensações, como Bem-estar, vibrações que
passam por nossos músculos a cada sentido que se choca com nosso corpo
físico, sim a Energia da Natureza, a Energia do Orisa, a energia do
Mundo.
Existem diversas folhas com diversas finalidades e combinações,
nomes e considerações dos nomes, fato que muito impressiona a quem as
manipulam dentro de Asé. Temos que ter muitas consciência de como
usá-las para que não sejamos pegos de surpresa por energias que são
invocadas quando a maceramos, quando colocamos o sumo da Erva em contato
com nosso corpo, quando a colhemos.
Ewé, assunto este muito diversificado, muito delicado porque cada
nação traz seu ritual porém folha é para mesma finalidade, trazer
energias boas e positivadas, tirar energias ruins e maléficas em muitos
casos, trazer resposta de algo se é necessário para o individuo que a
usa.
Abaixo aqui deixo alguns de meus conhecimentos em Ewé e que Ossanyin ouça sempre nossas Aduras (Rezas):
Nome Yorubá- ÀbámodáNome científico - Bryophillum calcinum/ Kalanchoe pinnataNome popular- Folha da Fortuna, folha grossa, Milagre de São Joaquim
Considerações: Usadas em Cerimônias em Ilè Ifé, Terra de Ifá, para
Obatalá e Yemowo conhecidas nas terras de Orisas como Erun odundun,
Kantí-Kantí, Kóropòn segundo Pierre Verger.
Alguns de seus nomes tem significado importante, Àbámodá significa
"o que vc deseja vc faz",mas caso necessária para outras atribuições
como substituta do Odundun (Folha-da-Costa), deve ser chamada erú
odundun cujo nome significa "Escravo de Odundun", é uma folha muito
positiva e considerada de muito prestígios pelos adeptos, em suas folhas
nascem brotos nas bordas cujas este representam sinal de prosperidade,
fato esse de ser importante na composição do Àgbo.
No Brasil considerada do Orisa Sango por muitos Zeladores porém muitos a usam para os Orisas Funfun Como Osala e Ifá.
Uso medicinal- Diurético e sedativa, combate nevralgias,
encefalias, dores de dente afecções das vias respiratórias, externamente
contra doenças de pele, feridas. furúnculos, dermatoses em geral .
Nome Yorubá-Ajobi,Ajobi Pupá, Ajobi oiléNome científico- Schinus therebenthifoliusNome popular- Aroeira-comum, aroeira vermelha, pimenta do Peru
Considerações:
Encontradas em regiões nordeste sudeste e Sul, nos candomblés
jeje-nagôs são usadas nos sacrifícios de animais quadrúpedes forrando-se
o chão com ela, agrada muito o Orisa para o sacrifício. As Crenças
enraizadas dizem que pela manha esta Ewé pertença a Ogun a tarde
pertença a Esu e ainda sirva para vestir Ossanyin. Seus galhos são
utilizados para ebós e sacudimentos.
uso na medicina: Anti-Reumático,sua resina serve para combater
bronquites crônicas casca quando cozida, indicada contra feridas,
tumores , inflamações em geral, corrimentos e diarréias.
Nome Yorubá-Ajobi Funfun, Ajobi jinjinNome Científico- Lithaea molleoides
Nome Popular-Aroeira branca, aroeira de fruto do mangue, aroeirinha.
Considerações:
Encontradas nos estados do nordeste ao sul principalmente, usada em
sacudimentos, sendo considerada uma folha gún( quente), utilizadas em
banho de descarrego porém seu uso é muito restrito pois não se deve
levar esta folha a cabeça para banho. Em algumas casas é proibido seu
uso pois dizem as crenças, que está folha desprende emanações perigosas a
quem dela se aproxima necessitando uma cautela significativa para
colhê-la, reações, como perturbações na pele e nos olhos,
Uso na medicina:
Excitante e diurética , o cozimento da casca serve para combater diarréias infecções das vias urinarias.....
Algumas informações tiradas do livro de Estudo Ewé Orisa de José Flávio Pessoa de Barros, conhecedor nato das folhas.
Nome Yorubá- AkòkoNome científico- Newboldia laevis SeemNome popular-Acoco
Considerações:
Origem África, considerada arvore abundante, provedora de
Propriedade, assim diz as explicações no livro Ewé Orisa de José Flavio
Pessoa de Barros, Atribuída ao Orisa Ossanyin e Ogun, esta Arvore na
África acomoda em suas sombras assentamentos do Orisa Ogun onde seu
culto é Extenso ,na cidade de Iré .
Também usada no culto aos Ancestrais goza de muito prestigio em nossa Religião.
Nome Yorubá- AmúnimúyèNome científico- Centratherum punctatumNome popular- Balainho de velho, perpétua
Considerações:
“Planta considerada misteriosa devida atribuição de seu nome cujo
“significa “ apossa-de de uma pessoa e de sua Inteligência”, por isso
usada na iniciação e no agbò de Orisa seu objetivo facilitar o transe do
Iyawo que está pra nascer, porém esta folha detém este nome pela
relação que tem com uma Lenda e que Ossanyin da um preparo para Ossossi
beber, no qual depois caiu em um esquecimento profundo passando acima
morar nas matas com Ossanyin. Ressalto que este preparo vai muitos
outros ingredientes no entanto está Ewé seria considerada indispensável
junto a outras.
Nome Yorubá- ApáòkáNome científico- Artocarpus integrifoliaNome popular- Jaqueira
Considerações:
No livro Ewé Orisa esta arvore de Origem Indiana medra em diversas regiões inclusive África e Brasil.
Apáòká significa Opa= cajado, cetro+ Oká= serpente africana, nome
de uma entidade fito mórfica considerada a mãe de Osossi, cultuada em
uma Jaqueira.É uma arvore Sagrada, suas folhas são usadas para assentar
Esú e em banhos para os filhos de Sango, porém seus frutos não devem ser
consumidos por esses iniciados
Seu nome na África Tapónurin cita Verger.
uso medicinal: Os caroços da Jaca assados ou cozidos são
afrodisíacos, a folha é usada como estimulante, antidiarréico,
antiasmático e expectorante.
Citação de Joje Flávio Pessoa de Barros.
Nome Yorubá- ÉtipónláNome cientifica- Boerhaavia difussa L.Nome popular- Erva Tostão, bredo de porco, pega pinto, tangaraca
Considerações:
Encontrada em todo território nacional atribuída a Sango e Oya goza
de grande prestígio nos terreiros como planta "contrafeitiços", ao
atribuí-la ao banho deve se ter cautela pois em demasia pode provocar
reações alérgicas no corpo.reverenciada nos rituais de folha com korin
(Ifá owó ifá omo, Ewé Étipónlá 'Bà Ifá orò' cujo significado diz:" Ifá é
dinheiro, Ifá são filhos, a folha de Étipónlá é abençoada por Ifá "
uso medicinal: combate afecções renais e das raízes desta Planta se
faz um vinho que é diurético e regularizador das funções hepáticas.
Nome Yorubá- Ewé OgbóNome cientifica- Periploca nigrescensNome popular- Cipó-de-leite, orelha de macaco, folha de leite, Rama de leite. Considerações:
Planta trazida do continente africano pelo povo Nagôpara o Brasil,
encontra-se em florestas sombreadas ou nos próprios terreiros de
Candomblé.
Todos os iniciados podem usá-la sem restrição porém seu dever que é
tirar a consciência do filho de santo só é ativado quando combinados
com outras folhas.
Dizem os mais velhos que a estória dos Orisas narra esta folha como
a primeira a se liberada por Ossanyin quando se fez o Vento de Oya,
passando a ser folha de Ossossi porém em algumas outra nações ela é
quista com folha principal de Osala, citação de minha pessoa.
Uso Medicinal: Tratar Epilepsia. Outros nomes que são atribuídos a
ela são, Ogbó funun, Ogbó pupa, Asogbókan, Asóbomo e gbólogbòlo, cita
Verger.
Nome Yorubá: Ewé OjúùsajúNome cientifico: Petiveri Alliacea L.
Nome Popular: Guiné, guiné pipiu, erva-guiné, erva de alho.
Considerações:
Folha encontrada em todo território nacional, porém Verger diz que está Ewé foi levada do Brasil para Nigéria.
Usada para defumações e sacudimentos de pessoas e de casas cujo
ação é contra Eguns e "Esus" negativos e em banhos para lavar fios de
conta e até cabeça de filhos de santo, atribuída a Ossossi e a caboclos.
Na África usada por Babalawos para combater feitiços e obter respeito de "Yami" cita Verger.
Os filhos de Osala e Yemonja em cuba são proibidos de usar esta folha, pois é considerada Ewó em suas origens.
Uso medicinal:
Contra dores de cabeças, enxaquecas, nervosismo e falta de memória,
porém em muita quantidade pode atingir as vistas chegando provocar até
perda da visão pois é uma Ewé tóxica principalmente a Raiz.
A Tintura que se obtém desta Ewé tem uso externo em fricções no
combate a paralisia em geral e reumatismo e a raiz usada contra dor de
dente.
Salvo Professor José Flavio Pessoa de Barros
Nome Yorubá- Ewé Lárà FunfunNome cientifico- Ricinus communis L.Nome popular- Mamona, Mamona Branca, mamoneira, Palma de Cristo. Considerações:
De origem Africana que era encontrada no Antigo Egito. Ocorre com muita fartura em todo território nacional.
Folha com diversas finalidades nas festividades como Olubajé ritual de Obalwuayie, Sassanhe, Ebós etc...
Atribuída a Osala é uma folha muito usada pelos adeptos, sendo indispensável em alguns rituais.
Uso medicinal:
As folhas cozidas com sal podem aliviar o inchaço dos pés, e contra
prisão de ventre uma vez que esta Ewé possui uma semente que
paralelamente é absorvido dele o óleo de Rícino, é purgativo.
Texto e Adaptação de Amaro Santana Silva Netto(Babalossanyi)
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