ABRA SUA MENTE



Fecha teus olhos,abre tua mente e teu coração para a Verdade ...,porque

Ela pode ser invisível aos olhos humanos.Mas não aos olhos da sua consciência







Seguidores

sábado, 13 de julho de 2013

AS NAÇÕES DE CANDOMBLÉ

 O termo candomblé, que hoje designa o culto afro-brasileiro dos Orixás, engloba uma enorme cultura de várias etnias provenientes da África e adaptada ao ambiente brasileiro. Apesar de terem misturado os vários povos devido às condições que a escravidão impunha , separando familias e dispersando elementos oriundos das mesmas regiões , essas fontes culturais se reagruparam e formaramconfrarias, revivendo a cultura natal, principalmente no aspecto religioso , que era tão tolerado, pois acreditavam os senhores da terra que eram apenas crendices superticiosos sem maiores pretenções. Esses grupos, que hoje em dia se auto-denomina "Nações" , se interpenetram , exercendo influências uns sobre outros.


 Essas "nações vieram inicialmente da região dos povos bamtos, onde atualmente se situam páises como Angola ,Congo,Gabão, Zaire e Moçambique e num momento histórico posteriormente os povos yorubás e ewê-fons da região do Golfo da Guiné , hoje paises como Nigéria e Beneim .
Estes povos que formaram a "nação" Kêto no candomblé são provenientes de um mesmo tronco linguístico  a que os franseses denominam Nagô e que incluem as "nações":Efã e Ijexá na Bahia;Ebá em Pernambuco;Oyó-Ijexá no batuque do Rio Grande do Sul; Mina Nagô no Maranhão;e a quase desconhecida Xambá em Alagoas e Pernambuco.
 As "nações" Jeje-Mahim,que ainda subsiste na Bahia e Jeje-Mina no Maranhão , são descedentes culturais dos povos ewê-fom ou jejes , como eram chamados pelos yorubás. Suas divindades são chamadas voduns e sua influência cultural foi muito importante na mesclagem do candomblé , cujas dinvidades e ritos foram absorvidos pelos yorubás.

 Por outro lado,a "nação" Angola, que absorveu a etnia das pequenas "nações" Congo e Cambinda , incorporou o panteão dos Orixás yorubanos e muito das suas práticas de rituais ,porém manteve os nomes bantos oriundos das linguas quibundos e quicongo, dos seus equivalentes, mas quase esquecidos Inkices -divindades bandos.
 Esta "nação" foi o solo fértil, de onde brotou o candomblé de caboclo, considerando pelos africanos como os verdadeiros antepassados desta Terra Brasilis,portanto , dignos de culto e reverências.Esta vertente do candomblé deAngola , já muito miscigenada na cultura brasileira , foi origem da Umbanda carioca.

   Assim , diferente da Africa , onde as etnias se isolam e se ostilizam, o candomblé brasileiro é hoje um rico amálgama de culturas ancestrais que cristalizaram a mais bela democracia religiosa do munto.


Revista dos ORIXÁS N°1  Pag 26 e 27 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.