ABRA SUA MENTE



Fecha teus olhos,abre tua mente e teu coração para a Verdade ...,porque

Ela pode ser invisível aos olhos humanos.Mas não aos olhos da sua consciência







Seguidores

sábado, 13 de julho de 2013

DIFERENÇA ENTE UMBANDA E CANDOMBLÉ

 






Uma das coisas que mais confundem os simpatizantes das religiões de matriz africana sãos suas diferenças. Por esse motivo hoje vamos falar das características que diferem a Umbanda e o Candomblé (ou Nação, como é conhecida aqui no sul do Brasil).



Em primeiro lugar vamos falar de nossa religião. A Umbanda é uma religião tipicamente brasileira. Tem raízes africanas sim, mas também ameríndias e kardecistas. Nela cultuamos os Orixás, porém numa nova perspectiva, num ponto de vista diferente do Candomblé.

A Umbanda trabalha diretamente com entidades do Plano Astral Superior com a força e sabedoria dos mestres da Colônia Espiritual de Aruanda. Assim, a Umbanda trabalha com incorporação de Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças, Exus, entre outros. Esses espíritos são chamados de Guias Espirituais e são espíritos de luz, mais evoluídos, que se manifestam na vibração dos Orixás. Ou seja, o Caboclo Ogum Rompe Mato se manifesta na vibração do Orixá Ogum, que tem como elemento o ferro e as matas. O mesmo ocorre com uma Cabocla de Oxum que se manifesta na vibração da Orixá Oxum, que tem como elemento os rios e as águas doces.


Esses guias, irradiados em seus cavalos (médiuns), trabalham para a cura e energização do campo astral humano, atuando nos chakras (centros de força, de entrada e saída de energia) e nos campos energéticos das pessoas que vem em busca de socorro, alívio e cura para suas dores morais e físicas.



Já o Candomblé é de raiz unicamente africana. Todos sabemos que a mãe África é muito diversificada e que seu povo é dividido em diferentes nações. Quando os escravos vieram para o Brasil, duas nações predominavam: os Yorubás (nagôs, vindo principalmente da Nigéria) e Djedjes, vindos principalmente de Daomé. Por isso a religião do Candomblé também é dividida em nações.


O Candomblé cultua os Orixás e trabalham com sua incorporação, deixando no corpo e na alma de seus filhos os axés de amor, coragem e esperança. Os orixás, quando incorporados, não falam nada apenas se fazem sentir. 

Jamais iremos ver em um Ilê (casa de candomblé), que seja puramente Candomblé, alguém incorporando caboclos ou outros guias espirituais. No Candomblé as consultas são feitas através do "jogo de búzios" ou "Ifà", não aceitando a comunicação de espíritos (eguns), sendo portanto vetada sua incorporação.


Bom pessoal, vamos a um resumo para entender bem as diferenças entre Umbanda e Candomblé:


UMBANDA CANDOMBLÉ/NAÇÃO

A Umbanda é uma religião tipicamente brasileira, com influência africana, indígena e européia (Kardecismo).

----- É um culto de raiz unicamente africana.

-----




Incorpora caboclo, preto-velho, crianças, exus, etc.
----- Incorporam somente Orixás.
-----
O caboclo e preto-velho, por exemplo, são guias espirituais.
----- O caboclo, preto-velho, etc. são considerados eguns.
-----  

É uma religião essencialmente brasileira que trabalha com o sincretismo. 

----- É dividida por nações: Queto, Angola, Nagô e Djedji.
-----

Para finalizar, gostaria de dizer que a diversidade cultural e religiosa é o que faz o Brasil essa terra linda e que essa é nossa principal riqueza. Vamos respeitar todas as religiões!



 

 
fonte de pesquisa:http://www.centroogumrompemato.com.br/2012/06/diferenca-entre-umbanda-e-candomble.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.